Contos tradicionais

Para além das sessões de Micro Contos, também realizo sessões de contos tradicionais. Dependendo do tipo de trabalho que se pretende realizar e do tipo de público a quem se dirige o evento, um formato ou o outro pode ser utilizado para dinamizar sessões de promoção e mediação da leitura.

Marcar uma sessão de contos tradicionais.

 
Uma sessão de contos tradicionais exige tempo e calma para ser escutada, algo que nos dia de hoje é cada vez mais raro. Crianças, jovens e adultos estão constantemente ligados a dispositivos digitais. Uma sessão de contos tradicionais requer silêncio e presença para ouvir o narrador e não perder o fio à meada. Por isso, as sessões de contos tradicionais são importantes em contexto escolar e fora dele, pois, criam momentos de calma e paragem necessários para que os ouvintes possam prestar atenção ao desenrolar da história.

Histórias de Arrepiar - Museu do Traje - São Brás de Alportel

Foto: Daniel Pina – Algarve Informativo

Para além de ser é uma ferramenta poderosa para aguçar o gosto pela leitura, uma sessão de contos tradicionais tem a capacidade de fazer com que os ouvintes viajem para outro tempo, outro espaço e criem laços com as personagens da história que estão a ouvir, .

Ouvir histórias é o um ato essencial para criar leitores. Abre portas para mundos novos onde a imaginação se solta sem fronteiras. As sessões de contos tradicionais ajudam compreender o mundo, aguçam a curiosidade e levam à busca de novas histórias.

Porto_Gato_Vadio_Novembro_2016

 

Marcar uma sessão de contos tradicionais.

Uma sessão de contos tradicionais leva os ouvintes a descobrirem um mundo onde existem conflitos, soluções, impasses, entendimentos e emoções. As sessões de contos tradicionais apresentam personagens que procuram caminhos e resoluções para os seus problemas. Cada um, a seu modo e ao seu ritmo, encontra soluções para problemas que se julgavam inultrapassáveis.

As sessões de contos tradicionais são de extrema importância para a formação de um público leitor e assumem um papel importantíssimo na formação de crianças. jovens e adultos.

Os primeiros contatos que as crianças têm com a leitura é através da audição, quando ouvem uma história ou alguém lê para ela ouvir. É neste momento que começa a longa jornada de criação de novos leitores.

A leitura deve ser divertida, gerar prazer e ajudar a libertar emoções. Logo, os primeiros contatos com a leitura são extremamente importantes: devem ser divertidos, envolventes e participativos.

dav

Ao assistir a uma sessão de contos tradicionais, apesar de estarem parados e em silêncio, os ouvintes participam de forma ativa. No seu cérebro estão a ser formadas imagens, criados laços de empatia com os protagonistas da história e interpretada a mensagem que está a ser passada pelo narrador.

 

Marcar uma sessão de contos tradicionais.