Oficina de escrita de Micro Contos

Nesta oficina de escrita criativa, vamos abrir a caixa das ferramentas essenciais para desempenar e acelerar a escrita de histórias.

A oficina de Micro Contos é composta por exercícios que vão ajudar a desembaciar os vidros e permitir ver que à nossa frente há sempre histórias à espera de serem escritas, contadas e partilhadas.

No final desta oficina de escrita criativa, já com a caixa de ferramentas bem recheada, e com as ideias bem arrumadas, todos terão à sua disposição um leque de utensílios que lhes permitirá contar histórias de todos os tamanhos e feitios.

 

horizontal_264

Objectivo da oficina de Micro Contos

 

  • Abrir a caixa de ferramentas das letras;
  • Desenferrujar o Português;
  • Afinar e lubrificar a criatividade para a escrita de histórias;
  • Acelerar a leitura;
  •  

Conteúdos da oficina de Micro Contos

 

  1. Micro Teoria
    Antes de se arrancar para a escrita de micro narrativas, é importante saber o que são, de onde vêm e para onde nos pode levar este género de criação literária. Serão dados vários exemplos de onde podemos encontrar as micro narrativas. Desde a Antiguidade até aos dias de hoje que este tipo de texto existe e é colocado em prática nas mais diversas artes, como no cinema, música, teatro, pintura, bem como na publicidade ou órgãos de informação.
  2.  
  1. Massa Consistente
    Após estar tratada a teoria, é hora de se colocar as mãos na massa e começar de imediato a escrever Micro Contos. Para isso foram criados três módulos:2.1. Ignição – ferramentas de arranque para a escrita de micro contos;
    2.2. Acelerador – instrumentos para o estímulo da criação de micro narrativas;2.3. Caixa de Velocidades – os Micro Contos na oralidade e outras dimensões.
    Estes exercícios levarão os formandos a melhorarem a qualidade e velocidade da sua escrita, estimularem a criatividade, trabalharem a memorização de textos, contarem Micro Contos e a aumentarem os seus índices de leitura.

 

Destinatários: dos 13 aos 113

 

Duração: A oficina de escrita criativa dos Micro Contos pode ter várias durações. O seu formato modular adapta-se às necessidades concretas do público para o qual seja apresentada.

 

Número de formandos: 20 (max.)

 

Recursos: sala, mesas, cadeiras, papel e canetas, computador, vídeo-projector